Visando organizar a produção de vídeos que trazem sugestões de atividades vindas das Apaes de Minas Gerais, traz as seguintes orientações da equipe técnica:

  • Os vídeos da Assistência Social/Centro Dia devem vir:

1. De usuários em momentos de cuidado e autocuidado (cuidado pessoal, de produção, de ócio e de lazer);
2. De usuários participando de ações junto com seus familiares (live, show, ginástica, churrasco, jogos, dentre outras);
3. Do profissional do Centro Dia (educador social ou especialista) no momento atendimento online por vídeo com mais de 1 usuários (pessoa com deficiência,família).

  • Os vídeos da Saúde devem conter:

1. Orientações dos profissionais de saúde aos usuários e famílias de acordo com as especialidades. O profissional deverá se apresentar e informar sua formação;
2. Sugestões de atividades a serem realizadas em casa com a família abordando as estratégias e objetivos a serem alcançados.

  • Os vídeos da Educação devem conter:

1. Com sugestões de ações/atividades que visam estabelecer vínculo com os estudantes e que possam ser realizadas, sempre que possível, com todos os familiares;
2. Sugestões de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas pelos estudantes, com identificação do ano de escolarização, do nível/modalidade de ensino e das habilidades que serão desenvolvidas por meio da atividade.

  • Os vídeos de Produções artísticas devem conter:

1. Serão aceitos trabalhos de autoria dos usuários das Apaes podendo ser vídeos de produção em artes plásticas (pintura, desenho, colagem, etc.), produções de dança, música (canto ou tocando algum instrumento) ou atuação (monólogos teatrais);
2. Os vídeos de produção artística plástica (pintura, desenho, colagem, etc.) devem conter o processo de criação do trabalho, não podendo ultrapassar o tempo limite dos vídeos de acordo com as orientações técnicas.

Para isso pode-se filmar várias etapas da criação e editar dentro do tempo depois.

  • Atividades Esportivas devem conter:

1. Sugestões de atividades que os usuários possam realizar em suas casas juntamente com seus familiares ou cuidadores;
2. É interessante que sejam sugeridas atividades de alongamento, aquecimento, condicionamento, sempre respeitando os limites individuais de cada pessoa;
3. Esperam-se propostas para as pessoas com mais e com menos comprometimento, possibilitando assim maior adesão da rede.
Cada vídeo enviado deve vir com a autorização de uso de imagem, em anexo, preenchida por todos os envolvidos no vídeo (Profissional, usuário, familiares e quaisquer outros que aparecerem na gravação) e também deve seguir as orientações técnicas de produção de vídeo, também em anexo.

Os vídeos devem ser enviados por uploads na plataforma de compartilhamento de arquivos google drive, no formato de link para download.

Toda prática deverá ser encaminhada com as autorizações do uso de imagem.

Termo de autorização do uso de imagem. 

Termo de autorização do uso de imagem do usuário

Confira as orientações para a gravação de vídeos.