Na última segunda-feira, 27, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG) e o Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa (IEP Uniapae-MG) abriram a inscrições para a XIV edição do Congresso da Rede Mineira das Apaes. Com o objetivo de colocar em debate a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, o Congresso será realizado entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro de 2019, em Belo Horizonte – MG.

Para este ano, o tema escolhido para nortear as Conferências, Colóquios e Workshops do Congresso, é: “Qualidade de Vida e Deficiência Intelectual: Políticas, Processos e Práticas”. Nesse contexto, a Comissão Científica do evento elaborou uma programação rica e bastante dinâmica, que conta com palestras de profissionais de renome nacional e internacional, nas áreas da Assistência Social, Educação, Gestão de Organizações da Sociedade Civil e Saúde.

Alguns dos nomes já confirmados reforçam a relevância do Congresso da Rede Mineira das Apaes não só para os profissionais que compõem a Rede, mas para todos que têm interesse em se aperfeiçoar nas temáticas a serem debatidas. São profissionais e pesquisadores em deficiência, como o Prof. Dr. James R. Thompson, da University of Kansas (Estados Unidos); a Prof. Dra. Erika Parlato-Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e da Université Paris Diderot (França); o Prof. Dr. Carlos Veiga, da Universidade do Minho (Portugal); a Prof. Dra. Luísa Martins Fernandes, também da Universidade do Minho, entre muitos outros.

Além da participação como ouvinte, também é possível submeter trabalhos em 05 diferentes eixos temáticos. São eles: 1. Boas Práticas nos Centros Especializados em Reabilitação (CER); 2. Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PcDIM) na Perspectiva da Saúde; 3. Trabalho Social com a PcDIM; 4. Processos Educacionais para a PcDIM; 5. Gestão de Organizações da Sociedade Civil.

Para o Superintendente do IEP Uniapae-MG, Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra, a participação no Congresso é “[…] uma forma de aperfeiçoamento única e direcionada à melhor execução do trabalho em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”.

O Congresso da Rede Mineira das Apaes é realizado concomitantemente ao Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, que chega a sua 4ª Edição. O evento conta com programação específica para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e famílias das Apaes de Minas Gerais, previamente inscritas. Neste ano, o Fórum abordará o tema “A Construção da Cidadania da Pessoa com Deficiência Intelectual no Brasil”. São esperadas 1000 pessoas para o Congresso e o Fórum deste ano.

Serviço:

XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes e IV Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família

Data: 31/10/2019 a 02/11/2019

Local: Dayrell Hotel & Centro de Convenções (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte – MG)

Inscrições pela Sympla (600 vagas): https://www.sympla.com.br/xiv-congresso-da-rede-mineira-das-apaes__480086

A programação do evento, bem como as informações sobre submissão de trabalhos, encontram-se no link acima.