Coordenação

Marli Helena Duarte Silva

O Programa SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Apaes) é um instrumento de capacitação prático que visa promover o intercâmbio de boas práticas de gestão entre as Apaes. Ele possibilita que Conselheiros e Consultores Técnicos Regionais e Estaduais orientem as Apaes que desejam aperfeiçoar seus programas e serviços. Atualmente, as áreas ofertadas são:

Assistência Social
Educação
Gestão
Saúde
Trabalho
Como solicitar treinamento?
Como inserir um serviço?

Assistência Social   
Voltar

Educação   
Voltar

Gestão   
Voltar

Saúde   
Voltar

Trabalho   
Voltar

Apaes que desejam fazer um Treinamento no SIGA

O treinamento em serviço deverá seguir o fluxo abaixo

A Apae deve solicitar o treinamento em serviço ao Instituto de Ensino e Pesquisa IEP-MG da Feapaes-MG.

DOWNLOAD DO MODELO PADRÃO

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP-MG) encaminhará ao Serviço de Referência a solicitação preenchida pela APAE interessada, para confirmação da data e agendamento do treinamento, dando retorno imediato à solicitante.

Durante o treinamento, a equipe do Serviço de Referência deve elaborar, juntamente à APAE treinada, um plano de metas. Esse plano deverá ser revisado pelos atores (gestores, gerentes e outros profissionais).  responsáveis pela execução do mesmo.

DOWNLOAD DO MODELO PADRÃO

Após a revisão do plano de metas, o mesmo deverá ser enviado ao consultor técnico Regional pelo email: consultor.(nomedaregional)@apaemg.org.br e a coordenação do SIGA, pelo email:  [email protected] para acompanhamento, monitoramento e avaliação das orientações passadas.

Ao final do processo de treinamento, a APAE treinada deverá preencher uma avaliação e encaminhá-la ao Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP-MG).

DOWNLOAD DO MODELO PADRÃO

Apaes que desejam inserir um serviço no SIGA

A identificação de um Serviço de Qualidade para ser inserido no SIGA pode ocorrer pelo Instituto de Ensino e Pesquisa IEP-MG, pelo Conselho Regional ou poderá ser uma identificação da própria Apae.

Após a identificação para o ingresso do serviço no SIGA, a APAE fará uma apresentação do seu serviço de referência.

DOWNLOAD DO MODELO PADRÃO

Aprovada a inserção do serviço como referência no SIGA, a Apae fará uma descrição da forma como pretende fazer o treinamento em serviço para a Rede Mineira das Apaes.

DOWNLOAD DO MODELO PADRÃO

Todas as fichas citadas acima deverão ser devidamente preenchidas e enviadas para Marli Duarte no e-mail: [email protected].

Observação importante: As orientações dadas no treinamento e descritas no plano de metas serão acompanhadas e monitoradas pelo Consultor técnico regional e avaliadas semestralmente pela unidade SIGA do IEP-MG.