A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG, dá início aos trabalhos da semana com mais um Encontro das Apaes com Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência. O objetivo é orientar quanto às diretrizes da Feapaes-MG as entidades que irão receber, em 2019, emendas parlamentares destinadas ao serviço. O Encontro acontece na sede da Feapaes-MG, em Belo Horizonte, durante todo o dia de hoje (03).

Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra, durante fala de abertura.

O Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra, abriu o Encontro, contextualizando a sua realização e passando a palavra ao Superintendente Voluntário da e Conselheiro Consultivo da Feapaes-MG, e Deputado Federal, Eduardo Barbosa, responsável pela destinação das emendas. A fala de Eduardo Barbosa foi feita via videoconferência, através do LabHacker da Câmara dos Deputados:

“Com a emenda estamos provocando o serviço, mas ela sozinha não sustenta o Centro Dia. É necessário buscar parcerias nos municípios e no estado para incentivar que o serviço seja inserido nas políticas e recursos públicos. Se há o recurso para o idoso, o morador de rua, os Cras e Creas, temos que disputar os recursos pelas pessoas com deficiência. Temos que ser agentes para romper esse ciclo, nos fazendo presentes e participando dos Conselhos Municipais de Assistência Social para definir os critérios de partilha dos recursos que o município tem. Se não fizermos isso, vamos adiando que o poder público nos enxergue como parte da política social”, afirmou.

Superintendente Voluntário e Conselheiro Consultivo da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa, participou por videoconferência.

Participam 33 Apaes mineiras. São elas: Abaeté, Barroso, Belo Horizonte, Bom Despacho, Brumadinho, Cabo Verde, Campina Verde, Carmo do Rio Claro, Cataguases, Conceição da Aparecida, Extrema, Ibiá, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, Janaúba, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Leopoldina, Liberdade, Montes Claros, Paineiras, Pará de Minas, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Pratinha, Resende Costa, Rio Pomba, Sacramento, São Domingos do Prata, São João Del-Rei, São Vicente de Minas e Três Marias.

33 Apaes mineiras participam do Encontro.

O Encontro é coordenado pela Consultora Técnica do IEP Uniapae-MG, Juanita Pimenta, que conta com o apoio da Coordenadora da Unidade Apae Consultoria, Natália Fioravante Diniz. Natália falou sobre os mitos e estereótipos existentes quanto à Deficiência Intelectual, bem como orientou sobre a Avaliação Multidimensional – a porta de entrada das pessoas com deficiência intelectual nas Apaes. Juanita conduz sua fala baseada nas diretrizes da Feapaes-MG para a organização do serviço do Centro Dia nas entidades.

Coordenadora da Unidade Apae Consultoria do IEP Uniapae-MG, Natália Fioravante Diniz.

Também contou-se com a participação da Chefe de Gabinete do Deputado Eduardo Barbosa, Luciene Carvalho, que orientou as Apaes aqui representadas especificamente sobre os recursos financeiros oriundos da emenda parlamentar.

Juanita Pimenta, Consultora Técnica do IEP Uniapae-MG, coordena o evento.

A destinação das emendas tem como critérios o monitoramento feito pela equipe técnica do IEP Uniapae-MG/Feapaes-MG nas Apaes que estão com o Centro Dia em processo de implantação e/ou organização, a disponibilidade orçamentária, Cadsuas, CNEAS e outros.

Chefe de Gabinete do Dep. Federal Eduardo Barbosa, Luciene Carvalho.