Nos dias 29 e 30 de março, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG (IEP Uniapae-MG), realizou o I Seminário de Avaliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência nas Apaes Mineiras. O evento teve como objetivo apresentar e discutir a avaliação do serviço ofertado pelas Apaes integrantes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Intelectual, bem como a aplicação de Avaliação Multidimensional no serviço de Saúde. O Seminário aconteceu no Dayrell Hotel e Centro de Convenções na capital mineira, e reuniu cerca de 200 coordenadores dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (Serdi).

Fala de abertura do Dr. Eduardo Barbosa.

Na programação, as falas do Presidente da Feapaes-MG, Prof. Jarbas Feldner de Barros; do Superintendente Voluntário da Feapaes-MG, Eduardo Barbosa; e do Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra, marcaram a abertura na sexta-feira, 29. Eduardo Barbosa falou que o objetivo da oferta de serviços na Apae é a garantia de participação e inclusão social. “A força do Movimento Apaeano existe quando há uma clara concepção, filosófica e técnica, acerca da qualidade de vida da pessoa com deficiência”, afirmou.

Superintendente do IEP Uniapae-MG, Sérgio Sampaio Bezerra.

Também no dia 29, após a abertura, contou-se com a apresentação da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, representada por Mônica Farina – Referência Técnica da Coordenadoria, que falou sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em âmbito estadual. Fechando o primeiro dia de Seminário, a Coordenadora da Unidade Apae Consultoria do IEP Uniapae-MG, Natália Fioravante Diniz, e a Consultora Técnica do IEP Uniapae-MG, Alexandra Rangel, apresentaram os dados do diagnóstico realizado pela Feapaes-MG na Rede de Cuidados das Apaes de Minas Gerais.

Entrevista do Prof. Jarbas Feldner de Barros, Presidente da Feapaes-MG, ao Minas Cap (parceiro da entidade na realização do evento).

No sábado, dia 30, a Dra. Juliana Gurgel, Professora Associada do Departamento de Pediatria e Coordenadora do Setor de Neurologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG, falou aos presentes sobre a Abordagem Atual das Doenças Neuromusculares. Também palestrou a Doutora em Política Social e Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UnB, Lívia Barbosa Pereira, que conduziu uma apresentação sobre a Avaliação da Deficiência: Índice de Funcionalidade Brasileiro.

Apresentação da Dra. Juliana Gurgel.

Natália Fioravante Diniz e Patrícia Batista Leitão – Coordenadora do CER III da Apae de Pará de Minas – fecharam o Seminário, falando sobre a aplicabilidade prática da Avaliação Multidimensional no serviço de saúde das Apaes, apresentando os conceitos e dimensões do protocolo, de forma a aprimorar o diagnóstico de deficiência intelectual – público prioritário das entidades.

Natália Fioravante Diniz e Patrícia Batista Leitão apresentaram um exemplo prático de Avaliação Multidimensional.