Coordenação
Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
A unidade de Ensino e Pesquisa do Instituto tem como objetivo construir e fortalecer uma base de conhecimentos que assegure a atualização contínua dos profissionais que integram os movimentos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e os demais interessados na temática. É constituído por cursos, pesquisas, e eventos (videoconferências, seminários e oficinas). Os cursos são ofertados nas modalidades presencial e a distância, buscando, sempre que necessário, parcerias com instituições de ensino formalmente credenciadas. São voltados para o aprimoramento dos serviços oferecidos nas Apaes e em outras Organizações da Sociedade Civil similares.
Contato: [email protected]
CORPO DOCENTE PERMANENTE
- Sérgio Sampaio Bezerra
- Maria do Carmo Menicucci
- Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
- Natália Lisce Fioravante Diniz
- Guilherme da Rocha Campos
CORPO DOCENTE CONVIDADO
- Carlos Gil Correia Veloso Da Veiga
- Erenice Natalia S. Carvalho
- Gisleine Martin Philot
- Jacqueline Silveira Leite
- Leila Regina Nunes
- Marcelo Duduchi
- Maria Nivalda de Carvalo Freitas
- Márcia Bastos Rezende
- Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves
- Miguel Ángel Verdugo Alonso
- Rosita Edler Carvalho
- Sandra Cristina Volpi
- Valéria Cristina Rodrigues Cury
- Victor Geraldi Haase
- Walter Camargos
Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP-MG)
Presidente do Colegiado Acadêmico do IEP-MG:
Secretário Acadêmico:
Membros:
- Maria do Carmo Menicucci
- Stela Beatris Tôrres Arnold
- Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira Gonçalves
Estabelece normas para divulgação de eventos e cursos de curta duração, aperfeiçoamento ou de especialização, presenciais e à distância, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa – IEP/MG.
Estabelece diretrizes e normas para a aceitação de propostas para o desenvolvimento de Projetos de Extensão e de Estágio, nas instituições filiadas à Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.
Estabelece diretrizes e normas para a concessão de benefícios aos técnicos e funcionários do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa, para o fim de se inserirem em Programas de Pós-graduação, em áreas consideradas de interesse do Instituto.
Regulamenta o título de Notável Saber no âmbito do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa.
Estabelece diretrizes e normas para a emissão de cerificados e declarações de participação em eventos de formação continuada promovidos pelo IEP Darci Barbosa.
Eventos de Formação
XV Congresso da Rede Mineira das Apaes e V Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família
Luisa Senna2025-03-17T21:34:18-03:00Abril/2024 📣Vem [...]
XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes
Luisa Senna2019-05-29T14:42:43-03:00Tags: apae, apaes, avaliação, Belo Horizonte, capacitação, dayrell, deficiência, deficiência intelectual, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, IEP UNIAPAE-MG, IFBr, inclusão, inclusão de pessoas com deficiência, inclusão social, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Minas Gerais, movimento apaeano, palestras, pesquisa, pessoa com deficiência, Reabilitação, reabilitação física|
10/2019 [...]
Capacitação sobre o processo de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr)
Luisa Senna2019-04-29T15:16:06-03:00Tags: apae, apaes, avaliação, Belo Horizonte, capacitação, deficiência, deficiência intelectual, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, funcionalidade, IEP UNIAPAE-MG, IFBr, inclusão, inclusão de pessoas com deficiência, inclusão social, índice, Índice de Funcionalidade Brasileiro, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Minas Gerais, movimento apaeano, pesquisa, pessoa com deficiência, Reabilitação, reabilitação física, UNB, Universidade de Brasília, Validação|
04/2019 [...]
I Seminário de Avaliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência nas Apaes de Minas Gerais
Luisa Senna2019-03-20T15:55:22-03:00Tags: apae, apaes, avaliação, Belo Horizonte, CER, deficiência intelectual, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, Física, IEP UNIAPAE-MG, inclusão, inclusão de pessoas com deficiência, inclusão social, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Minas Gerais, movimento apaeano, pesquisa, pessoa com deficiência, Reabilitação, reabilitação física, Rede de Cuidados, saúde, SERDI, Sérgio Sampaio Bezerra, SUS|
29/03/2019 [...]
Curso Semipresencial de Introdução à Metodologia de Pesquisa
Luisa Senna2018-08-08T11:40:38-03:00Tags: Ana Paula Espíndula, apae, apaes, Belo Horizonte, curso metodologia de pesquisa, curso metodologia de pesquisa em bh, curso semipresencial, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, IEP UNIAPAE-MG, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Introdução metodologia de pesquisa, Maria do Carmo Menicucci, metodologia, metodologia de pesquisa, Minas Gerais, pesquisa, pesquisa em bh, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, Sérgio Sampaio Bezerra|
09/2018 [...]
Encontro sobre Currículo Funcional Natural com Prof. Maryse Suplino
Luisa Senna2018-07-20T15:22:24-03:00Tags: apae, apaes, Belo Horizonte, Consultores Regionais, Currículo Funcional, Currículo Funcional Natural, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, IEP UNIAPAE-MG, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Maryse Suplino, Minas Gerais, UNIAPAE-MG|
23/04/2018 [...]
I Seminário “Educação ao Longo da Vida para a Pessoa com Deficiência Intelectual” com Profª Dra. Erenice Carvalho
Luisa Senna2018-07-20T15:20:51-03:00Tags: apae, apaes, Belo Horizonte, deficiência, deficiência intelectual, eduardo barbosa, educação, educação ao longo da vida, educação inclusiva, ELV, Erenice Carvalho, Escola, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, IEP UNIAPAE-MG, inclusão, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Minas Gerais, UNIAPAE-MG|
11/06/2018 [...]
Videoconferência Serviço de Proteção Social Especial
Luisa Senna2018-05-08T11:54:27-03:00Tags: apae, apaes, conferência, eduardo barbosa, envelhecimento, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, idosos, IEP UNIAPAE-MG, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Minas Gerais, pessoa com deficiência idosa, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Ensino Superior, sedectes, Serviço de Proteção Social Especial, uaitec, UNIAPAE-MG, videoconferência|
14/05/2018 [...]
Videoconferência Educação ao Longo da Vida
Luisa Senna2018-05-08T11:54:04-03:00Tags: apae, apaes, conferência, eduardo barbosa, educação ao longo da vida, Evento, feapaes, feapaes-mg, Federação das Apaes, federação das apaes do estado de minas gerais, IEP UNIAPAE-MG, Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG, Minas Gerais, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Ensino Superior, sedectes, uaitec, UNIAPAE-MG, videoconferência|
07/05/2018 [...]
Videoconferência Organização dos Serviços de Educação nas Apaes
geraldo2018-04-04T11:24:05-03:0010/07/2017
Videoconferência Organização dos Serviços de Saúde e Emprego Apoiado
geraldo2018-04-04T11:18:12-03:0029/05/2017
Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas – NIEP
Coordenação: Profª Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
É um núcleo interdisciplinar que se organiza em grupos de pesquisas sobre diferentes temas acerca da pessoa com deficiência intelectual e múltipla (PcDIM). O NIEP contribui para o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, proporcionando troca de saberes acerca dos apoios necessários à PcDIM, além de realizar pesquisas sobre Gestão das Organizações da Sociedade Civil. As pesquisas desenvolvidas nesse Núcleo visam a construção do conhecimento científico na Rede das Apaes de Minas Gerais para a inclusão social desses sujeitos.
O NIEP é composto pelos seguintes Grupos de Pesquisa:
Tem o propósito de discutir assuntos relacionados às pesquisas sobre o impacto do atributo da deficiência para os cuidadores formais e informais.
2019 – Atual
As Condições Sociais das Famílias das Pessoas com Deficiência Múltipla nas Apaes de Minas Gerais
Área de conhecimento: Assistência Social
Situação: Em andamento
Líder: Maria Juanita G. Pimenta (IEP-MG)
Pesquisadores: Prof. Me. Francisco Neto Alves (IEP-MG) – pesquisador responsável – e Prof. Me. Guilherme da Rocha Campos (IEP-MG)
Instituições parceiras: Apaes de Minas Gerais
Discute as diferentes técnicas e apoios necessários à PcDIM, visando à inclusão social desses sujeitos.
2020 – Atual
Tecnologia móvel e pessoas com deficiência intelectual: estudo de caso na Apae-BH
Área de conhecimento: Ciência da Informação
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dr. Peter E. Williams (University College London)
Pesquisadora: Prof. Dra. Beatriz Valadares Cendón (UFMG)
Financiamento: British Academy, CONFAP, FAPEMIG, Santander
2020 – Atual
Os efeitos da aplicação das posturas básicas com o uso do Selote na atividade eletromiográfica e na biomecânica em praticantes de equoterapia com paralisia cerebral e autismo.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula (UFTM).
Pesquisadora: Luciano Henrique Cruz Masiero (UFTM) e Marion de Souza Teixeira (UFTM).
Integrantes: Márcio Ferreira Dominguez e Mário Luiz Brum Magalhães
2019 – Atual
Impacto do programa pré-esportivo da equoterapia na postura, força, equilíbrio e atividade elétrica em indivíduos com deficiência intelectual
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líderes: Prof. Dra. Ana Paula Espindula (UFTM) e Prof. Ma. Janaine Brandão Lage (UFTM/Apae Uberaba)
Pesquisadora: Valéria Silva Monteiro
Integrantes: Prof. Dr. Vicente de Paula Antunes Teixeira (UFTM); Alex Abadio Ferreira (Apae Uberaba)
Instituições parceiras: Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Uberaba/MG
Financiamento: CAPES, FUNEPU, FAPEMIG, CNPq, UFTM e APAE – Uberaba/MG
2020 – Atual
Síndromes Genéticas mais Prevalentes em uma Instituição Socioeducativa de uma Cidade Interiorana Mineira.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Francielle Marques Araújo Andrade Cançado (Faculdade Atenas/Passos).
Pesquisadora: Prof. Dra. Francielle Marques Araújo Andrade Cançado (Faculdade Atenas/Passos).
Integrantes: Ana Carolina Vilela Orsi, Pedro Henrique Silveira Pereira e Rafaela Luiza Vilela de Souza
2019 – Atual
Análise eletromiográfica de tronco e membros inferiores na Equoterapia em comparação com a marcha independente de indivíduos com Síndrome de Down, Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância e Deficiência Intelectual
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espindula (UFTM)
Pesquisadora: Prof. Ma. Janaine Brandão Lage (UFTM/Apae Uberaba)
Integrantes: Prof. Dr. Vicente de Paula Antunes Teixeira (UFTM); Alex Abadio Ferreira (Apae Uberaba)
Instituições parceiras: Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Uberaba/MG
Financiamento: CAPES, FUNEPU, FAPEMIG, CNPq, UFTM e APAE – Uberaba/MG
2018 – Atual
Percepções Gustativas em Autista: Um Estudo Sobre os Gostos Básicos
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Júnior (USP)
Pesquisadora: Ildeanara Ítala Rezende (USP)
Instituição parceira: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP)
Tem como objetivo o debate entre as diferentes perspectivas sobre a atenção integral e integrada à PcDIM.
2020 – atual
A Eficiência e a Eficácia nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais de Minas Gerais
Este projeto de Pós-Doutoramento tem como objetivo aprofundar a compreensão da eficiência e eficácia nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado de Minas Gerais / Brasil, a partir da percepção dos gestores (presidente ou diretor(a) geral) da missão dessas organizações. Por meio de grupos focais – presidentes ou diretores gerais das Apaes de Minas Gerais – e da ferramenta estatística cluster analysis, partindo de clusters pré-estabelecidos com base na heterogeneidade da oferta de serviços por APAE, essa investigação buscará compreender a eficiência e a eficácia de cada cluster.
Área de conhecimento: Gestão
Situação: em andamento
Líder: Prof. Dr. Carlos Veiga (Universidade do Minho – UMINHO/Portugal)
Pesquisador: Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra (IEP-MG)
Integrante: Prof. Me. Guilherme da Rocha Campos (IEP-MG)
Instituições parceiras: Universidade do Minho (Portugal) e APAES de Minas Gerais.
2019 – Atual
Letramento em saúde, funcionalidade e satisfação de usuários de um Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Stela Maris Aguiar Lemos (UFMG)
Pesquisadora: Ma. Débora Soares Piotto Jardim (UFMG)
Instituição Parceira: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
2018 – Atual
Parametrização da limitação da Amplitude de Movimento Articular com os qualificadores da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Dra. Ana Paula Espíndula (UFTM)
Pesquisador: José Armando Pereira Lelis (CER/Apae Janaúba)
Instituição parceira: CERIII – Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual da APAE da Cidade de Janaúba – MG e Universidade Federal do Triângulo Mineiro
2020 – atual
O Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) e a sistematização de conhecimentos para a rede Apae
Área de conhecimento: Gestão
Situação: em andamento
Líder: Prof. Dr. Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Pesquisador(a): Nathália Couto de Freitas – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
2019 –2019
A Importância da Gestão Escolar na Motivação dos Docentes
Área de conhecimento: Educação
Situação: Concluída
Líder: Prof. Fábio Correa (Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ)
Pesquisador: Robson Fernandes Chassim Ferreira
Instituição parceira: Apae de Piranga – MG
2020 – atual
Saúde bucal de indivíduos com Síndrome de Down
Área de conhecimento: Saúde (Periodontia / Saúde Coletiva)
Situação: em andamento
Líderes de Pesquisa: Profa. Dra. Ana Cristina Borges de Oliveira (FO-UFMG), Prof. Dr. Lucas Guimarães Abreu (FO-UFMG), Prof. Dr. Luís Otávio Miranda Cota (FO-UFMG)
Pesquisadores: Ma. Julya Ribeiro Campos (aluna de doutorado da FO-UFMG), Dra.Tahyná Duda Deps Almeida (aluna de pós-doutorado da FO-UFMG), Enio Cássio Barreto Soares (aluno de mestrado da FO-UFMG)
Instituição parceira: Faculdade de Odontologia da UFMG /APAE Pará de Minas/APAE Nova Serrana
2019 – atual
Adaptação Transcultural e Propriedades de Medida do Stroke Upper Limb Capacity Scale (Sulcs-Brasil): Uma Medida de Capacidade Manual para Indivíduos com Hemiparesia
Área de conhecimento: Saúde
Situação: em andamento
Líder: Prof. Dra. Iza De Faria-Fortini (UFMG)
Pesquisador: Gabriela dos Santos Bretas Assunção- Mestranda pela UFMG
Instituição parceira: CER II- Itabirito e Ambulatório Bias Fortes
Promove o debate sobre as relações sociais das PcDIM no que se refere à interação com suas famílias e demais pessoas de seus contextos sociais.
2017 – 2019
Capital social e população com deficiência no Estado de Minas Gerais
Área de conhecimento: Organização da Sociedade Civil
Situação: Concluída
Líder: Prof. Dr. Silvio Salej (UFMG)
Pesquisadora: Maria Angel Orjuela (UFMG)
Instituição parceira: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
2020 – atual
Adaptação transcultural para o português brasileiro, evidências de validade e estimativa de fidedignidade da Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS)
A pesquisa será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em Psicologia. É vinculada ao Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP) e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A tese será desenvolvida através de uma parceria entre o GEAPAP e a American Associationon Intellectualand Developmental Disabilities (AAIDD).
A tese se dedica ao estudo de um instrumento de propriedade da AAIDD: a Diagnostic Adaptive Behavior Scale (DABS). Normatizada em uma amostra representativa de norte-americanos entre 4 a 21 anos de idade, a DABS é uma medida padronizada que fornece informações confiáveis e válidas sobre limitações significativas em Comportamento Adaptativo (CA). Essas informações são essenciais para o diagnóstico da Deficiência Intelectual (DI) e auxiliam o planejamento de apoios necessários.
A realização da proposta tese se justifica pelo papel essencial do exame das habilidades adaptativas para diagnóstico, classificação de gravidade, planejamento de intervenções e avaliação da evolução clínica da DI; pela demanda de pesquisas nacionais sobre verificação de propriedades psicométricas de medidas de CA e pela ausência de instrumentos padronizados para a população brasileira que meçam o construto. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para o diagnóstico da DI e para a produção de pesquisas sobre CA no Brasil.
Área de conhecimento: Saúde.
Situação: Em andamento.
Líder: Prof. Dra. Denise Ruschel Bandeira – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Pesquisadora: Ma. Sílvia Cristina Marceliano Hallberg – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Financiamento: Apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2018 – Atual
Observação de bebês irmãos de crianças com Autismo em uma Apae em Minas Gerais
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Em andamento
Líder: Prof. Ma. Rita Helena Rezek Nassar (Univás)
Pesquisadora: Prof. Ma. Rita Helena Rezek Nassar (Univás)
Integrante: Thiago Brandão Soares (Apae Santa Rita do Sapucaí)
2018 – Atual
Desempenho Ocupacional de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na Escola Especial e Regular
Área de conhecimento: Educação
Situação: Em andamento
Líderes: Prof. Ma. Fabiana Silva Zuttin Cavalcante (IEP-MG) e Prof. Dr. Alessandro Moreira (UNIS)
Pesquisadora: Thaís Cristina Noronha (Apae Pará de Minas)
Instituição parceira: Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Pará de Minas/MG
2018 –2020
Sinais de Risco de Autismo em Bebês com Síndrome de Down
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Concluída
Líderes: Prof. Dra. Eugênia Ribeiro Valadares (UFMG) e Prof. Dra. Érika Parlato Oliveira (UFMG)
Pesquisadora: Prof. Ma. Natália Lisce Fioravante Diniz (IEP-MG/UFMG)
Integrantes: Ana Luiza Mourão (Apae Belo Horizonte), Jeyverson Mendes (Apae Belo Horizonte), Maria Eugênia Aguiar (Apae Belo Horizonte), Patrícia Leitão (Apae Pará de Minas), Bárbara Rezende (Apae Itaúna), Tatiana Guimarães (Apae Itaúna), Dayane Caixeta (Apae Patrocínio), Salete Antunes (Apae Juiz de Fora), Ana Caetana Costa (Apae Paracatu), Luana Avelar (Apae Teófilo Otoni), Claudia Aguiar (Apae Janaúba), Fabiane do Carmo (Apae Montes Claros), Manoella Peixoto (Apae Uberaba), Silvânia Rodrigues (Apae Uberlândia), Danielle Silva (Apae Ipatinga), Ludmila Tanure (Apae Araçuaí), Graziella Gusmão (Apae Araçuaí), Gabriela Silva (Apae Itabirito), Danieli Nogueira (Apae Lambari), Maria Christina de Souza (Apae Caxambu), Iris Ferreira (Apae São Lourenço), Ursula Reis (Apae Além Paraíba), Juliane Domingos (Apae Viçosa), Renata Ramos (Apae Tupaciguara), Keli Martins (Apae Poços de Caldas), Christiane de Deus (Apae Patos de Minas), Jussara Souza (Apae Morada Nova), Natália Braga (Apae Pedro Leopoldo), Isabela Andrade (Apae Três Pontas), Adriana Lucca (Apae Ubá), Kaycienne Oliveira (Apae Ubá/Tocantins), Kelly Sales (Apae Januária), Daniela Bezerra (Apae Barbacena), Josileny Toledo (Apae Rio Pomba), Kely Benevenuto (Apae Piraúba), Jaqueline Marques (Apae Tocantins), Michelle Santos (Apae Tocantins), France Leandro (Apae Itabira), Grace Martins (Lagoa Formosa), Suelen Bahia (Apae Sete Lagoas), Ana Claudia Braga (Apae Varginha).
AVALIAÇÃO DA REDE DE CUIDADOS INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS – REDECIN – BRASIL
Áreas de conhecimentos: Saúde
Situação: Em andamento
Líderes: Coordenadora Nacional da Pesquisa: Profª Drª Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro
Universidade Federal de Paraíba (UFPB) – João Pessoa/PB
Coordenador Estadual da Pesquisa em Minas Gerais: Profª Drª Silvia Lanziotti Azevedo da Silva
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora/MG
Pesquisadores:
Profª Drª Neidimila Aparecida Silveira (Universidade Federal de Alfenas – MG);
Profª Drª Ângela Kamel Zanella (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM);
Profª Drª Ana Carolina Basso Schimitt (Universidade de São Paulo – USP);
Grace Kelly Filgueiras Freitas (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES);
Fernando Pierette Ferrari (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS);
Jorge Henrique Santos Saldanha (Universidade Federal da Bahia – UFBA);
Tiótrefes Gomes Fernandes (Universidade Federal do Amazonas – UFMA);
Integrantes:
Ana Luiza Maia Nascimento – Fisioterapeuta
Bruna Lilian Severino Carvalho – Fisioterapeuta
(Bolsistas de Apoio Técnico no Estado de Minas Gerais)
Financiamento:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ
Pessoas com Deficiência e COVID-19: construção de conhecimento, redes de acompanhamento, cuidado e prevenção
Áreas de conhecimentos: Saúde, Educação, Gestão e Social
Situação: Em andamento
Líder: Everton Luís Pereira – Universidade de Brasília (UNB)
Pesquisadores:
Adalberto de Salles Lima – Universidade de Brasília (UNB)
Ana Luísa Coelho Moreira – Universidade de Brasília (UNB)
Cecília Gomes Muraro Alecrim – APAE Brasil
Diego Ferreira Lima Silva – Universidade de Brasília (UNB)
Gabriela Crespo Gosmes dos Santos – Universidade de Brasília (UNB)
Júlia Oliveira Souza –Universidade de Brasília (UNB)
Mariana Esteves Petruceli – Universidade de Brasília (UNB)
Marineia Crosara de Resende – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Victória Raphaela Costa Soares – Universidade de Brasília (UNB)
Integrantes:
Federações Estaduais das APAEs
Associações, Grupos e Instituições de direitos/atendimentos às pessoas com deficiência
Financiamento:
Universidade de Brasília (UNB) e APAE Brasil
REPERCUSSÕES DO DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FAMÍLIA: associações entre coparentalidade e suporte social
UNISINOS. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as repercussões do diagnóstico de deficiência intelectual em crianças e/ou adolescentes na família, em relação à coparentalidade e ao suporte social percebido pelos cuidadores. Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNISINOS, passou-se à coleta de dados por meio de um questionário on-line elaborado na plataforma Formulários Google, divulgado e disponibilizado nas redes sociais por 26 dias, entre 21 de agosto de 2020 e 13 de setembro de 2020.
Área de conhecimento: Saúde
Situação: Concluída
Líder: Orientadora da pesquisa: Profª. Ms. Melina Lima. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Pesquisadores: Acadêmica de psicologia Jaqueline Isabel Ditz. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Integrantes: pesquisa realizada por meio da divulgação de questionário on-line. Colaboraram com a divulgação do questionário on-line pessoas e instituições que se depararam com o questionário on-line e se dispuseram a auxiliar na divulgação. Para coleta de dados por meio do questionário on-line, obteve-se o auxílio na divulgação do questionário especialmente pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEPMG), vinculado à Federação das APAES do Estado de Minas Gerais (FEAPAES-MG)