Nesta quarta-feira, 24, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG Darci Barbosa (IEP Uniapae-MG), recebe, no auditório de sua sede em Belo Horizonte, a primeira turma de Apaes mineiras para capacitação referente à pesquisa intitulada “Implementação do Modelo Único de Avaliação e Valoração da Deficiência: uma análise do processo de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) pelas políticas sociais brasileiras”.

A proposta dessa Pesquisa foi apresentada no “I Seminário de Avaliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência nas Apaes de Minas Gerais”, também realizado pela Feapaes-MG, por meio do IEP Uniapae-MG, no dia 30 de março de 2019. Alguns critérios foram estabelecidos, como, por exemplo, a participação de no mínimo uma dupla de profissionais por Apae interessada, de diferentes especialidades e com ensino superior (fisioterapeutas, pedagogos, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos etc.).

A capacitação presencial está sendo ministrada pela Prof.ª Dr.ª Lívia Barbosa, do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (SER/UnB), profissional parceira do IEP Uniapae-MG na realização da Pesquisa, que possui patrocínio do Ministério dos Direitos Humanos e Coparticipação do Ministério da Saúde. O encontro também conta com a participação do Superintendente do IEP Uniapae-MG, Prof. Dr. Sérgio Sampaio Bezerra; da Coordenadora de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG, Prof. Ma. Maria do Carmo Menicucci; da Consultora de Ensino e Pesquisa Uniapae-MG, Prof. Ma. Fabiana Zuttin; e dos Consultores Técnicos do IEP Uniapae-MG, Bruna Morato, Juanita Pimenta e Julio César Duarte.

Prof.ª Dr.ª Lívia Barbosa ministra capacitação presencial.

As Apaes que manifestaram interesse em participar da Pesquisa foram divididas em duas turmas – a que está sendo capacitada hoje e a que participará da capacitação amanhã, quinta-feira. No total, 20 Apaes mineiras participarão da Pesquisa, são elas: Araxá, Além Paraíba, Belo Horizonte, Brumadinho, Itabirito, Itaúna, Ituiutaba, Leopoldina, Mantena, Morada Nova de Minas, Pará de Minas, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Piraúba, Presidente Olegário, Teófilo Otoni, Tocantins, Tupaciguara, Unaí e Visconde do Rio Branco.

20 Apaes de Minas Gerais participam da capacitação para poderem executar a Pesquisa nas entidades.

Os participantes darão continuidade à capacitação de forma online, totalizando 15 horas na plataforma a distância. Após esse período de capacitação, deverão realizar a avaliação com as pessoas com deficiência nos serviços das Apaes de Minas Gerais.

Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr)

É um instrumento que lista 41 atividades distribuídas entre sete domínios. Cada atividade do instrumento é avaliada por pontuações que consideram a dependência dos sujeitos avaliados em relação a outras pessoas ou a produtos e tecnologias no seu desempenho. As atividades são baseadas na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), e a pontuação é uma adaptação da Medida de Independência Funcional (MIF), documentos reconhecidos internacionalmente para a discussão sobre deficiência e saúde coletiva.

Fonte: https://www.scielosp.org/article/csc/2016.v21n10/3017-3026/